sábado, 28 de maio de 2011

                                               
                                                   DEMOCRACIA À BRASILEIRA


          O Brasil realmente é um país diferente, especial e, talvez a felicidade contida nesse povo, ao menos é o que se prega nas propagandas, venha da necessidade de deturpar toda e qualquer forma organizada ou modo de produção que as outras sociedades internacionais através de suas histórias desenvolveram, a saber: democracia, aristocracia, escravismo, socialismo e até o capitalismo. Se a análise desenvolve-se pelo olhar da história então sai do campo do engraçado para o espaço do desgraçado em menos de segundos,  e a partir daí os estudantes de história de posse da tal visão dita crítica desenvolvem o próprio caos.
          A tal da democracia grega vagou por milhares de locais até chegar à terra da deturpação de tudo que já foi criado por deuses e homens, aqui virou algo que chega ao absurdo de permitir que alguém desvie 169 milhões de reais e nunca devolva sequer um centavo e, outro sob a capa de jornalista e desafiando as leis nacionais matou a namorada e alegou crime passional, onze anos depois foi preso, agora alega que é cidadão de terceira idade e que os juízes têm  que cumprir o Estatuto do Idoso. A fim de acordar a sociedade para o bullying que supostamente sofreu na adolescência, outro cidadão em pleno uso de seus direitos democráticos ( o direito de ir e vir), adentrou uma escola, exterminou 13 crianças indefesas em sala de aula; um ministro da república multiplicou seu patrimônio em sessenta dias por no mínimo 30 vezes e, de forma cômica está ganhando tempo por meio de uma briga de gato e rato se pode  ou não  questionar a riqueza ganha em tempo recorde pelo homem. Tem outra situação que constrange qualquer cidadão e que recentemente está sendo vivenciada pela sociedade brasileira pois, quando um criminoso é recolhido ao presídio os filhos dele recebem uma pensão para sobreviver e, os filhos da vítima que se danem, o estado brasileiro destina aos filhos das vítimas uma tal de assistência social que nunca funciona, e, aí aparece um cidadão na televisão dizendo que "o crime não compensa", quem acredita nisso? o sentimento de impunidade tomou conta da sociedade brasileira. E agora no tempo do "politicamente correto", aparece o governo federal defendendo o combate a homofobia, com práticas que  desenvolvem claramente a heterofobia; aluno mata professor, quatro ou seis crianças adolescentes se organizam buscando transformar uma mentira em verdade, onde vamos chegar? Até porque quando defendemos um ponto de vista na maioria das vezes agredimos os que se opõem a ele e aí a confusão aumenta. E tem mais, a sociedade não crítica quem rouba, critica quem é pego roubando, e tem gente que chama esse último de otário, porque foi encontrado roubando, chegamos a conclusão que nossa crise é moral.
          A democracia que foi criada na Grécia com finalidade de possibilitar ao povo (cidadãos), participarem administrativamente dos rumos que a época se dava à vida em sociedade, no Brasil é usada de forma deturpada. Gostaria de saber onde está escrito que democracia é a forma de organização social ou governo, em que todos podem fazer o que bem querem, na hora que querem? Perdemos totalmente o freio, os limites.
          Hoje já sabemos que certamente os interesses oriundos das relações econômicas é que ditam os rumos da prosa, assistimos descabidamente, em forma de atentado ao pudor, o ponto de vista de indivíduos que militam na área da ciência jurídica, que já inclusive perderam a cerimônia, ao afirmarem em redes de televisão que para  justiça a "interpretação da lei, não obedece aos valores do certo e do errado" ou, "sou advogado, não importa o que meu cliente fez o que importa é que ele tem direito e quero ganhar meu dinheiro", então não importa que crime o indivíduo tenha cometido, ele está em um estado democrático de direito e o resto pouco importa. A partir daí observa-se que o certo e errado pouco importam para a justiça, e sim quem conseguir convencer melhor ou se a questão é dinheiro quem paga melhor e aí quem está certo sempre leva a pior.
          Entendemos que, se nos idos de 1964, a sociedade brasileira soubesse que o projétil atirado viria com sentido ao seu próprio pé, com certeza teria lutado para desenvolver algo um pouco mais inteligente do que essa democracia forjada no interesse escuso, abusivo e sem limites. Agora é tarde Inez é morta e precisamos usar de toda inteligência possível para reorganizar essa sociedade desvirtuadora de valores morais, em busca de uma saída que muitos entendem estar na educação. O problema é que o problema está sendo vivenciado agora e, o discurso governamental nacional em favor da educação também é desvirtuado pelos próprios executores e a partir daí não se pode antever algo em curto prazo. 
         Para concluir devemos afirmar que só Jesus Cristo possui saída para resolver essa causa.  

Prof. Suamy V. Lacerda de Abreu/LP História

2 comentários:

  1. Acho que nem Jesus Cristo consegue resolver essas questões.belíssimo artigo prof.Suamy! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ei tio suamy,gosto de ler o que escreves mas você demora a pôr coisas novas aqui.Escreve alguma coisa de regional também,estamos precisando e sabemos que o senhor dá aula de regional muito bem.um abraço

    ResponderExcluir